Dia agitado para quem tem um milhão de amigos
Hoje é dia do amigo. Aí você pensa "E daí?". É mais ou menos isso que eu penso também. Mas eu penso isso sobre todos os outros feriados - exceto o carnaval, pela excelente cobertura ginecológica da Band. Aliás, nem isso tem mais, depois que começou a ser exibido o programa do Missionário RR Soares na emissora, não tem mais bailes de carnaval no Rio passando na madrugada da emissora. No máximo passa as pessoas pegando sapinho em Salvador.
Hoje já recebi cerca de 30 e-mails e scraps me desejando "Feliz dia do amigo! Passe essa mensagem para 5 pessoas e suas amizades durarão para sempre! Do contrário, sua vida ficará cheia de tristeza, dor e amargura por 7 anos."
Opa, obrigado meu amigo. Obrigado mesmo, de coração.
E isso de "desejar" feliz dia do amigo? Até quando os feriados vão fazer as pessoas desejarem "felizes dias"? E o feliz natal? É um dia de folga! É como um domingo, mas com comida boa e crianças de 12 anos tomando champagne do lado dos avós. Eu não suporto isso de TER que desejar coisas para as outras. No aniversário do meu vizinho, eu fiz questão de ir até à casa dele e disse: "Olha, eu desejo que você fique surdo e nunca mais toque Roberto Carlos no último volume nas manhãs de domingo."
E o problema do dia do amigo é que ele só tem gente desejando. Nem feriado tem. Ou seja, você tem que que ficar desejando feliz dia do amigo para as pessoas do trabalho, que nem realmente são suas amigas, vamos encarar isso. É errado você passar o dia do amigo ao lado do seu chefe. Total distorção de valores. É como passar o Natal, não celebrando o nascimento do menino Jesus, mas sei lá, assistindo um especial de tv do Ozzy Osbourne.
Mas meu vizinho continua tocando Roberto Carlos todo domingo. E já que nada vai me fazer desistir do amor, não me venham com desejar "feliz dia" disso ou daquilo. Sinceramente, eu achava que o "Feliz ano novo" já cobria todas as bases, já que você deseja um ano todo de felicidade. "Feliz ano novo" é o green-card para não ter que dar "feliz-dia específico", afinal de contas o dia tá dentro do ano que eu desejei que fosse feliz!
Aliás.. eu não quero ser chato, mas o próprio "feliz ano novo" já me deixa meio constrangido. Ainda mais se você não conhece a pessoa. Tipo, você diz isso na festa para quebrar o gelo, quando estão na mesa das comidas passando molho rosê no ovo de codorna:
- Feliz ano novo.
- Opa, feliz. Feliz ano novo.
- Tem o que nesse molho? Será que tem corante amarelo? Eu sou alérgico…
Assim, só por protoloco. E é bom que você se preocupe mais com as consequências de comer algo a que você tem alergia do que com o feliz ano novo daquele que você não conhece. Senão ele vai ter um feliz ano novo e você vai desfrutar só uns 20 minutinhos disso.
Aliás, deixa eu entrar rapidinho nesse assunto de réveillon.
Estamos em julho, e repara só: a partir dessa época as pessoas já começam a falar "Nossa, como o ano tá passando correndo hein! Como esse ano correu!"
É incrível, cara. Tipo, as pessoas só começam o ano depois do carnaval, enforcam em todos os feriado e se espantam que ele passe rápido!
E assim, eu vejo as pessoas exagerando um bocado na hora de dizer que o ano tá passando rápido. Antigamente eu via gente dizendo isso em setembro. Ok, setembro eu entendo, o ano tá indo pro fim já. Mas depois passei a ver em agosto. Julho, junho. E juro que já vi gente espantada com a "a velocidade com que o ano tá passando" em MAIO. Sério mesmo, os anos não passam tão rápidos assim. Todo ano tem a mesma velocidade. Tem ano até que demora mais para passar, por causa de um dia a mais em fevereiro. Se os anos estiverem passando tão mais rápidos assim como essa gente diz, um dia acontecerá isso:
- 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1! Feliz ano novo!
- Feliz ano novo! Êêê!
- Mas rapaz...
- O quê?
- Já estamos em... 20 segundos de 2010!
- E daí?
- 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1! Feliz 2011!
- O quê?
- Feliz 2012!
Gente estúpida.
Mas beleza, voltemos ao dia do amigo. Há um problema na data, fora o fato de você ter que trabalhar. Porque assim, exceto por você receber 30 e-mails desejando felicidades/amaldiçoando sua vida, você não ganha nada de verdade. Nem um CD. Um CD-R feito no computador, tipo uma seleção de músicas, sabe? Onde as pessoas colocam aquela música "I’ll Be There For You", tema do Friends, essas coisas. Nem esta porra você ganha. Em contrapartida, nego dá carro no dia dos namorados. Sendo que se somar a vida toda, você fica mais tempo ao lado de um amigo do que de uma namorada.
E aí você pensa "Amigo é amigo, pô. Namorada é diferente, porque a gente faz... você sabe."
Bom, aí é que a desculpa é tola, porque tem gente que só faz sexo com prostitutas, e nem por isso elas têm um dia para ganharem presentes caros, já que já recebem pelo trabalho. Aliás, no dia delas, provavelmente role só alguma ação social da prefeitura para ver quem tá com HIV ou algo do tipo. Lamentável.
Proponho então o Dia das Prostitutas! Caindo bem no dia 20 de julho. Vamos ver se o dia do amigo consegue aguentar essa barra!